quinta-feira, março 17, 2005

Aquele da busca por emprego

Branco, pobre, suburbano e desempregado


Ontem rodei atrás de emprego, fui distribuir curriculos pela cidade em plena greve de ônibus. Onde eu estava com a cabeça quando eu tive esta infeliz idéia? Não sei, achei que a cidade estaria mais vazia. Bem, provavelmente meus neurônios estavam deitados e ociosos, se escondendo do sol, à sombra da minha piamáter na hora em que pensei isto, fazer o quê?

Pra começar só havia vans e kombis pela cidade. Fiquei uns 20 minutos esperando até aparecer uma van que estivesse vazia. Logo após entrar na van e ficar feliz por ela estar vazia, do nada, surgem milhares de pessoas querendo entrar também. Eu crente que faria meu trajeto sossegado, sem ninguém me apertando neste Saara que é o Rio de Janeiro, alegria de pobre dura pouco. Começaram a me espremer e uma mulher muito feia sentou do meu lado. Nada contra ela ser feia, quem sou eu pra dizer isso de alguém, mas feia e fedendo não pode e não admito! Aquele calor, todo mundo suava só de ficar parado e esta mulher não teve a capacidade de passar um desodorante para sair de casa? Só ficava pensando em como entregar currículos daquela maneira, pois sairia mais fedido que ela se continuasse no mesmo lugar na van. Logo o pessoal que estava do outro lado dela desceu e pensei: “Bom, agora ela vai chegar pra lá, tá muito quente para ficar grudado nas pessoas e vou poder respirar aliviado”. Quem me dera! A mulher continuou grudada em mim e eu me abanando, de propósito, com os currículos para poder respirar e falando “Pô, está um cheiro estranho, né?”, mas ela nem se tocava, só concordava. Enfim, desci puto da vida e fedendo, mas como eu ia pra academia após esta maratona, eu carregava uma camisa extra na mochila, resolvi usá-la e fui ao banheiro do shopping pra trocar.

Cheguei no banheiro pensando: “Enfim, vou lavar meu rosto e trocar esta blusa”. Fiz isto tudo e quando fui me secar não havia papel, eu mereço. Não basta ser branco, pobre, suburbano e desempregado, eu tenho que sofrer mais. Só havia aquelas secadoras de ar quente, meti minha cabeça debaixo de uma delas, porque eu que não ia me enxugar no único pano que eu tinha e que era a camisa que estava fedendo depois da van.

Saí de lá e fui rodar pelas clínicas e hospitais do bairro. Tudo corria bem até que entrei numa determinada rede de clínicas onde fui atendido pela recepcionista.
- Boa tarde!
- Boa tarde, eu sou fisioterapeuta e queria deixar um currículo aqui, vocês aceitam?
- Ah tá, você é estagiário?
- Não, fisioterapeuta.
- Ah então, estágio em fisioterapia?
- Não, já sou formado.
- E quer estágio? – espanto.
- Não, eu quero emprego remunerado e com carteira assinada! – já estava perdendo a paciência.
- Ah tá, deixa eu receber seu currículo.
- Toma.
- Ah, tem que ter foto colorida no cantinho.
- Quê??
- Tá sem foto o seu currículo. – ela apontava pro “cantinho”.
- Não se usa mais currículo com foto, eu não vou trabalhar na recepção, não! – já estava desistindo.
- Então tá, toma. – ela me devolveu.
- Não vai ficar com ele?
- Não adianta entregar aqui, tem que ir à Copacabana às 6hs neste endereço. Aqui a gente não pode fazer nada. – Ela disse com calma.
- Fala sério! – porque ela não falou logo???
- Boa tarde!
- Bah.

Depois de várias currículos entregues, resolvi comer alguma coisa e ir para casa, já estava com fome e já eram 17hs da tarde. Me dirigi à uma lanchonete com uma promoção espetacular para desempregados como eu: Salgado e Refresco = R$ 1,50. Não pensei duas vezes. Caminhei até o caixa e pedi a promoção, prontamente fui pagar com uma nota de 20 e ele me disse que não tinha troco! Como assim?? Não tinha troco, é mole? Além de branco, pobre, suburbano e desempregado, agora eu seria faminto também! Comecei a catar moedas por toda a minha mochila e consegui reunir 1,40. Falei que era o que eu tinha de trocado e o filho da puta do caixa não queria me vender!! Como se eu quisesse dar calote de 10 centavos!! Enfim, resolvi ir pra casa sem comer nada. Meu dia ao menos terminou com minha dignidade (esqueçamos a passagem do secador) e meus R$ 21,40 intactos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial